Ciência Virtual - 6º ano

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Água


A água ("hidróxido de hidrogênio" ou "monóxido de di-hidrogênio" ou ainda "protóxido de hidrogênio") é uma substância líquida que parece incolor a olho nu em pequenas quantidades, inodora e insípida, essencial a todas as formas de vida, composta por hidrogénio e oxigénio. É uma substância abundante na Terra, cobrindo cerca de três quartos da superfície do planeta, encontrando-se principalmente nos oceanos e calota polares, mas também em outros locais em forma de nuvens, água de chuva, rios, aquíferos ou gelo, para além da que está contido nos organismos. A fórmula química da água é H2O.
Estados líquidos da água
A água têm 3 estados: estado líquido, estado gasoso, e estado sólido.A água nos rios e mares é líquida.Nas regiões polares e em cima das montanhas mais altas, a água está na fase sólida (gelo ou neve).Misturada com o ar, a água concentra-se em forma de vapor de água e invisível, considerada sua fase gasosa.Todos os materiais são formados por átomos, dos quais existem mais de cem tipos.Eles, não são sempre iguais e podem se arrumar de formas diferentes e cada forma é um material diferente.As moléculas são conjuntos de átomos.

Num material sólido, as moléculas ficam bem juntinhas e arrumadas.Quanto mais juntinhas, mais se atraem e mais mantêm a mesma posição.A forma dos materiais sólidos é bem definida e seu volume é constante por seu movimento resumir-se uma ligeira vibração.

Num material líquido, as moléculas estão mais distantes e se atraem menos.Podem assim se movimentar com maior rapidez.Os materiais líquidos têm volume constante, mas o contínuo deslizar das moléculas umas sobre as outras faz com que sua forma seja variável: eles assumem a forma da vasilha onde forem colocados.

Num material gasoso, as moléculas movimentam-se muito depressa e de modo totalmente desordenado.Esses movimentos levam as moléculas a se afastar o máximo possível umas das outras, ocupando todo o espaço disponível.Por isso, os materiais gasosos, variam tanto de forma como de volume.


Ciclo da água na natureza


A água das nascentes pode se juntar e formar um lago ou uma corrente de água, que acaba em algum riacho ou rio.Os rios se juntam e suas águas correm (são drenadas) para o mar.
Enquanto isso acontece, uma parte da água está sempre evaporando e subindo ao ar.E o tempo todo o vapor de água que está no ar condensa e cai na forma de chuva ou neve.Ou seja, a água percorre um ciclo sem começo e nem fim.
As águas que participam do ciclo hidrológico (ciclo da água e ciclo hidrológico são as mesmas coisas.São o caminho circular das águas da superfície terrestre para o ar e do ar para a superfície terrestre, por meio das mudanças de fase.) podem mudar de lugar quando são levadas pelo vento, pela chuva ou pela correnteza dos rios.Também podem mudar de fase: ás vezes estão na fase líquida, ás vezes na fase sólida e ás vezes na fase gasosa.
Tratamento da água

A água das represas em geral contém o mesmo tipo de sujeira que há nos rios.Por isso, antes de ser levada pelos canos ás casas da cidade, a água passa por uma estação de tratamento, onde é tratada ou purificada.
Chegando á estação de tratamento, a água vai para um tanque de floculação (local onde a água é misturada com substâncias que "grudam" nas sujeiras sólidas, formando com elas grandes flocos).
A floculação deixa as sujeiras mais densas e apressa sua queda para o fundo do tanque.A água floculada vai então para um tanque de sedimentação (local onde os flocos formados descem pouco a pouco para o fundo do tanque e aí se depositam).
Quando um material sólido (sedimento) se deposita no fundo de um recipiente com líquido, dizemos que houve decantação ou sedimentação.A sedimentação é a primeira etapa do tratamento da água realizada nas estações de tratamento.
Quando sai dos tanques de decantação, a água já está livre da sujeira mais grossa.Depois da sedimentação, a água passa para um tangue de filtração.O carvão e a areia agem como filtros que seguram as impurezas ainda presentes na água.Conforme a água passa pelo filtro, as impurezas vão aderindo aos seus grãos.A água continua passando e sai por baixo.
Quando sai do tanque de filtragem, a água parece estar completamente limpa, por estar transparente.Mas ainda pode contar microrganismos causadores de doenças, pequenos o suficiente para passar entre os poros do filtro de areia.Por isso a água pasa por um tangue que cloração.
Essa água tratada segue por canos grossos para grandes caixas-d'água situadas em locais altos e daí distribuída.

Poluição da água

Quando despejamos os esgotos das casas nos rios e nos lagos, não estamos apenas tornando a água imprestável para nosso consumo.Estamos também contribuindo para acabar com a vida existente nessa água.Os microrganismos que nela vivem normalmente encaram o material que vem do esgoto como um banquete maravilhoso, que nunca acaba.A fartura desse alimento faz com que os microrganismo se multipliquem acima do normal.

Para se reproduzirem tanto assim, os microrganismos precisam de muito gás oxigênio, que retiram do ar dissolvido na água.Depois de algum tempo, o gás oxigênio acaba.Os microrganismos começam a morrer e, com eles, todas as outras formas de vida que haviam antes na água, inclusive plantas e animais aquáticos.Nessas condições, microrganismos que não usam gás oxigênio podem se desenvolver e sua atividade produz gases malcheirosos.

O rio, o lago ou a repressa estão mortos.Foi isso, por exemplo, que aconteceu com parte dos rios Tietê e Pinheiros, que cortam a cidade de São Paulo.

Para isso há soluções.Não são simples, nem baratas, mas funcionam.É possivel, por exemplo, tornar o rio "vivo" novamente tratando o esgoto antes de lançá-lo aos rios.Ou aumentar a velocidade de vazão do rio e retirar o material que já se depositou no fundo.Os rios Tâmisa, na Inglaterra, e Sena, na França, são bons exemplos de recuperação de rios mortos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial